25 de dezembro de 2011

O Blog

A Estrela Púrpura tem um significado muito especial para mim.

Quando o meu pai morreu, eu me senti muito triste.
Uma tristeza profunda.
Nada era capaz de me alegrar.
Até que numa noite eu tive um sonho.

Eu sonhei com papai.
Eu só via o rosto dele, como se ele estivesse na minha frente... Olhando-me nos olhos.
Ele se aproximou e perguntou:
"Lívia por que estais tão tristes, se eu estou tão bem?"
"Já te esqueceste de todos os livros que eu li?"
E falou rapidamente uma lista com mais de dez títulos.
Foi então, que eu, emocionada falei:
"É mesmo né pai”.
E comecei a rir.
Ri porque percebi que é uma tolice chorar pelos que não estão mais no mesmo plano que nós.
Então Papai me falou:
"Pesquise sobre a lenda da estrela".
Eu perguntei:
"Que estrela pai?"
Ele apontando para uma estrela, em meio a uma galáxia, falou:
"Aquela estrela... Roxa, lilás”...
Foi então que eu vi uma estrela linda, brilhante, púrpura.
E ele disse:
"É lá que eu estou".


Eu nunca tinha ouvido falar dessa lenda, mas acordei com a sensação que tinha que fazer a pesquisa que ele havia me pedido, e que de alguma forma a Estrela Púrpura estava ligada às crenças da Maçonaria, talvez tenha tido essa impressão pelo meu pai ter sido maçom.

Quando comecei a pesquisar, para o meu espanto, começou a aparecer vários resultados relacionados à Maçonaria, Ordem Rosacruz...

Por fim, descobri que se eu procurasse sobre a lenda da Estrela Púrpura encontraria a da Fênix, pois ambas significam a mesma coisa, simbolizando o renascimento e a divindade.

Descobri ainda que a tal Estrela também costuma ser chamada de Estrela Flamejante, Flamígera ou Flamante. E eis o significado:

"Tem-se afirmado que a Estrela Flamejante traduz a luz interna do Companheiro Maçom ou que representa o próprio homem Maçom dotado da luz divina que lhe foi transmitida. A estrela de cinco pontas é então a força que impulsiona o companheiro em direção das suas metas e dá sentido às suas realizações, o número cinco ao qual a estrela faz alusão se funde na alma do companheiro que uma vez elevado a um patamar mais alto pode vislumbrar as luzes desta estrela e pode-se então guiar por esta luz pra que a sua caminhada que já é longe das trevas do mundo profano possa se refinar e dar sentido a sua obra interior. Absorvendo a luz desta estrela que representa o corpo humano o companheiro desperta para as luzes do saber e da compreensão da humanidade e do sentido oculto do saber e do realizar".

A sensação que eu tinha, no sonho, é que o meu pai estava com presa, como se o tempo que ele tinha para falar comigo estivesse acabando.

Sei que é difícil acreditar, mas eu tenho certeza de que era ele.

E depois disso toda a minha tristeza passou, ficando apenas uma saudade enorme no meu coração e a certeza de que um dia iremos nos reencontrar.

Um comentário:

Gisela M. Bortoloso disse...

Lívia,
Achei comovente você abrir seu coração desta maneira, e legal porque ajuda a outras pessoas que passam pela mesma situação, que é perder um ente querido. Também acredito no seu sonho, e seu pai, que com certeza te amava muito, só queria te ver feliz.
um grande abraço
Gisela

Postar um comentário