9 de março de 2012

A realidade das expectativas

Muitas vezes na vida, ao nos depararmos com algo que deu errado, não entendemos o que aconteceu.

Ficamos muito tempo pensando no motivo.

Sem notarmos que na maioria das vezes o erro foi nosso.

Porque nós temos sempre essa mania de imaginar coisas.

Imaginamos o par perfeito, o trabalho dos sonhos, e ainda pensamos que temos super-amigos, incapazes de algum ato que vá contra a nossa vontade.

Criamos dentro de nós um mundo tão perfeito, e com isso inconscientemente possibilitamos que nenhuma realização seja capaz de alcançar os nossos ideais.

Porém no mundo real, não há perfeições.

No mundo real, o seu melhor amigo, aquele com quem você escutou todos os segredos por horas a fio, que o viu chorar, que o fez sorrir... Aquele que sempre esteve ao seu lado. Talvez um dia ele lhe magoe, decepcione, e talvez ele nem tenha tido a intenção... Mas para nós ele tinha que ser exemplar, e ao perceber que ele tem um defeito, nos decepcionamos. No fundo nós sabíamos que ele não era perfeito, sabíamos que era capaz de cometer erros. Mas o inconcebível em nossa mente fantasiosa era que ele fosse capaz de errar conosco. Logo conosco. Mas esse erro não significa que ele não possa mais ser o seu melhor amigo e que você ainda possa confiar nele. E talvez ele nem tenha cometido nenhum erro. Só foi contra o que você acreditava.

No mundo real, o seu trabalho dos sonhos, podem ter momentos piores que o pior de todos os pesadelos, e apenas porque você depositou expectativas demais no seu projeto, na sua equipe, nos seus chefes, em você. Só que projetos têm desvios e atrasos, sua equipe não pode tudo, talvez seu chefe não seja aquilo tudo que você pensou e você também não é de ferro. Mas isso é apenas uma questão de adaptação, pois trabalhar na adversidade pode também ser muito bom, afinal, são esses momentos que nos fazem crescer. E às vezes não há nada melhor do que concluir com êxito um processo que passou por muitos momentos turbulentos.

Ainda no mundo real, a pessoa que você mais ama, e que também se dizia louca por você, e talvez fosse mesmo, pode um dia olhar nos seus olhos e dizer que você é muito especial, que ela gostaria muito de ficar, para todo o sempre, com você, e realizar todos os sonhos que vocês sonharam juntos, mas que ela acha que a relação não tem futuro e por tanto  prefere se afastar de você. Então você pensa que é impossível ser só isso, e começa a imaginar mil razões para essa pessoa tê-lo deixado. Afinal que sentido há em alguém que o ama lhe abandonar? Só que a vida é assim mesmo... Não precisa ter sentido. Ela é cheia de contradições. E talvez essas contradições por si só se expliquem, o que não quer dizer que o outro estava mentindo. 

Na verdade, nesses casos, nós apenas não estávamos querendo acreditar que a realidade não era mais compatível com o nosso sonho.

E aprendemos que o melhor a ser feito é não supervalorizar e gerar milhões de expectativas naqueles que amamos. 

Pois, no fim, o que acabou nos magoando foi apenas o nosso próprio mundo imaginário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário